Início > Isabel Mueller > Livro "Céu da boca"
Livro "Céu da boca"

Primeiro livro de poesias de Isabel Mueller, é dividido em quatro partes, que correspondem aos quatro elementos: água (Pelos fluxos); terra (Pelas peles); ar (Pelas vozes) e fogo (Pelas lavas). Pelos fluxos é o retrato de sentimentos, das águas uterinas, oceânicas, da fluidez. Pelas peles é o cântico à sensualidade, à Eros. Em Pelas vozes ecoam falas, linguagem, silêncio.Pelas lavas é a transgressão, a vida e morte entrelaçando-se nos umbrais do tempo.

Céu da Boca é mergulho e vôo; é cosmos e pele; é a geometria das estrelas e da poesia.

Obra editada pela PAPEL& VIRTUAL EDITORA, Rio de Janeiro.

RESENHA DO LIVRO Por Romar Beling:

Acostumamo-nos a consultar Isabel Mueller diariamente nas páginas da Gazeta do Sul, onde ela assina a mensagem de incentivo e o prognóstico do que sugerem os astros para nossa vida na coluna do Horóscopo. Para muitos, as suas palavras constituem, assim, orientação para os passos do dia-a-dia. Qual não é a nossa surpresa, agora, ao descobrir que Isabel também explora nessas mesmas palavras uma intensidade artística. Ela acaba de lançar, pela editora carioca Papel&Virtual, seu primeiro livro de poesias, Céu da boca.

Céu da boca revela, para a satisfação de quem gosta de boa literatura, uma autora inspirada e, ao mesmo tempo, com pleno domínio dos processos de composição. A poesia de Isabel conquista de imediato, com cadência, ritmo, imagens poderosas, sensuais, sensíveis. Dividir a obra em quatro partes - inspiradas, pela ordem, nos quatro elementos: água, terra, ar e fogo - cria um belo efeito, e foi explorado com muita propriedade nas metáforas respectivas dos fluxos (ou das trocas), das peles (ou dos toques, das sensações), das vozes (ou das mensagens) e das lavas (a incandescência). É a dialética da vida, do universo, em sua ação primordial.

Numa apreciação temática, a primeira parte expressa a ansiedade e a plenitude, representadas pelo mergulho, pela coragem de inventar, investir, buscar o que esteja além dos próprios limites, saciando a alma. A segunda parte (Pelas peles, em leitura ampliada pela terra como elemento inspirador) é densa em afetividade e paixão. A terceira, Pelas vozes, é mais racional, cerebral, de implicação filosófica, reflexiva. A quarta e última, Pelas lavas, é humana, sensual, de fusões, encontros e reencontros consigo e com o entorno.

Em recursos estilísticos, Isabel Mueller recorre com naturalidade a belas metáforas e às aliterações, que tornam sua poesia de audição agradável e muito fluente. Também investiga com propriedade o enigma da criação e o emblemático papel que a arte desempenha na vida de quem escreve. Num dos poemas da terceira parte, flagra o que essa energia poética pode proporcionar: "Algo insiste em vagar:/o êxtase é um instante adormecido/que a poesia quer acordar". A poesia de Isabel, de cara, acorda esse instante (esse êxtase) adormecido no leitor. Maravilha!

 



Poesias do Céu da boca

No abraço eu percebo
o que une ou desintegra
a fusão de peitos jeitos
em bocas diversas
que em versos traduzo
introduzo

Onde buscas não é um lugar
é um ser mais que estar.
Onde aprendes não é em letras
é em pedras da estrada viver.
Onde amas não é um sexo
é uma alma a reconhecer.

O distante logo ali
é mais belo que o agora bem aqui
(e seu relógio sem trégua)
No longe das léguas
traço o destino
entre o arbítrio
e o infinito.

A palavra é pele
e treme de desejo
quando paira no ar
das reticências...

No centauro dos dias
o cavalo alado recriou fantasias
e percebeu-se que a solidez matéria
é criação da mente.
Se soubéssemos da maestria
arbítrio generoso...
Mas os deuses
de amnésia proveram o homem
para que norte e vida
descobrissem.

Que posso querer
se a alma dorme
nos sons que não permito.
Que tudo seja breve
não exclui o infinito...

A vida respira-se
mansa ou urgente
artérias do querer
gozos da mente.
A vida vive-se
bela ou indiferente
no canto das galáxias
no medo nas falácias.
A vida e a morte
entrelaçam-se no anoitecer
luz e sombra
do eterno renascer.

Isabel Mueller 2017 Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Rian Design